
SOBRE
Julia Toledo

Julia Toledo é pianista, compositora, e educadora, natural de Campinas-SP. É bacharela em Piano Popular pelo Instituto de Artes da Unicamp e formada no 3º ciclo de piano popular pela EMESP Tom Jobim. Em 2023, foi intercambista bolsista no Conservatorium van Amsterdam, na Holanda, por um semestre. Atua principalmente em projetos independentes da música instrumental e autoral, e também se interessa em estabelecer uma intersecção do instrumental com o universo da canção.
Com o Trio Cordi, seu principal projeto (ao lado de Cecilia Collaço - bateria e Tomaz Lambert - contrabaixo), possui um disco (Quinta Quase Cedo) e um EP (Janela) lançados e o primeiro disco autoral do trio, “Em Família” será lançado em julho deste ano. Foram bolsistas no 2º Festival de Verão de Campos do Jordão, em 2023. Outros de seus projetos são o duo com a cantora e vibrafonista Raquel Bernardes e o Miltrio, trio com Leo Pelegrin (bateria) e Emanuel Souza (contrabaixo) que explora o repertório de Milton Nascimento.
Como instrumentista, já se apresentou e/ou gravou com nomes da música instrumental e da canção, como: Filó Machado, Maiara Moraes, Jacques Morelembaum, Gabriel Grossi, Edu Guimarães, Ilana Volcov, Nanná Milano, Duo LuS, Titãs, Ferdi, Orquestra Anelo e Campinas Jazz Big Band. Se apresentou internacionalmente, na Argentina, Itália e na Holanda, e se apresenta principalmente no estado de São Paulo. Foi semifinalista do concurso “100 anos de rádio no Brasil”, da Radio MEC, com sua composição “Caru”, gravada pelo Trio Cordi com participação de Lucas Carrasco, em 2022.
Enquanto educadora, se dedica desde 2018 à aulas de piano particulares para adultos e adolescentes, além de integrar, até 2023 o corpo docente do Instituto Anelo (instituição sem fins lucrativos de ensino de música no Campo Grande, em Campinas) - atuando como correpetidora dos coros, professora de teclado e de prática de banda. No Instituto Anelo também integrou a equipe de produção da Orquestra Anelo, e da Banda Flor, grupo exclusivamente feminino.
Foi aluna de piano de Guilherme Ribeiro, Rafael dos Santos, Thais Nicodemo, Eloá Gonçalves, e também estudou com nomes como Débora Gurgel, Diego Schissi, Marcus Teixeira, Andrea dos Guimarães e Bruno Migotto. Atualmente faz parte da turma de arranjo e regência de orquestras populares dos pianistas e arranjadores Nelson Ayres e Tiago Costa. Além das atividades como pianista, frequentemente também se dedica à produção audiovisual no ramo da música, com registro de vídeo e áudio de gravações musicais em estúdio, shows, espetáculos teatrais, trabalhando diretamente com grupos artísticos em sua maioria independentes. Concebeu e produziu o projeto MAIA (Musica Autoral do Instituto de Artes) em 2018-2019, e o Festival Transforma - Música e Cidadania (Instituto Anelo) em 2020 e 2021. Mais recentemente faz parte do Coletivo Frequência Dissonante, que busca abordar questões de gênero, diversidade e representatividade feminina na música.
2017 - 2022
Unicamp
2018 - hoje
Instituto Anelo
É bacharela em piano popular pelo Instituto de Artes da UNICAMP, onde estudou com os professores Rafael dos Santos e Thais Nicodemo. Na universidade, participou da concepção e produção do Projeto MAIA - Musica Autoral do IA. Também participou, pela Unicamp, do 2º Congresso de Musica Popular da UNLP, na Argentina em 2018, onde apresentou um artigo.
Ingressou em 2018 como pianista correpetidora dos coros Adulto e Infanto-juvenil e hoje é professora de prática de banda. Integrou em 2020 a equipe de comunicação e produção da Orquestra Anelo, na qual segue como pianista. Através do Instituto Anelo, participou em 2019 do Arcevia Jazz Feast, festival de música em Arcevia, na Italia, e tocou com o grupo Titãs.
2021
EMESP Tom Jobim
Ingressou no curso de formação (3º ciclo) em piano popular, sob orientação do professor Guilherme Ribeiro.
2022
Trio Cordi
Estreou seu primeiro show autoral, "Da Janela", junto do Trio Cordi e convidados. O primeiro disco autoral do trio, Em Familia, já está em todas as plataformas de streaming.
























